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Os 10 principais erros que o empresário comete iniciando um negócio

Já sabemos que ser empresário no Brasil, não é uma tarefa fácil. A seguir abordaremos 10 tópicos para evitar erros na hora de abrir um negócio.

 

  1. falta de planejamento e de olhar de longo prazo

Para quem já iniciou uma aventura empresarial, as consequências de não planejar nas empresas são claras. Quando falta planejamento, não há eficiência na empresa. Além disso, existe um risco real de perder tudo. Por isso, o planejamento separa as empresas que se destacam das que não. Os novos empreendedores sempre partem do planejamento para liderar suas empresas. Todos os aspectos do negócio como o recrutamento, processos diários e de emergência, comunicação se beneficiam do planejamento. Você deve reservar um tempo para analisar seus processos e traçar um plano de ação para lidar com as várias situações que possam surgir.

O planejamento e olhar a longo prazo, gera resultados tangíveis para sua empresa. Ao mesmo tempo, coloca você em posição de assumir o controle da situação. Infelizmente, muitas empresas não consideram o planejamento uma prioridade e deixam essa tarefa, às vezes tediosa, em segundo plano. Na falta de planejamento, resta apenas reagir às situações. Essa abordagem raramente produz os resultados desejados.

 

  1. falta de gestão e de controle financeiro

Uma ótima ideia é de pouca utilidade sem os recursos para executá-la. Para qualquer projeto, de curto ou longo prazo, você precisa identificar quais as necessidades e quanto será o valor disponibilizado de recursos financeiro para concluir o projeto. Alocá-los corretamente e de forma eficiente é praticamente impossível sem planejamento. Se você não se organizar, não vai conseguir considerar todos os cenários, inclusive as emergências. Você também não poderá se preparar com o equipamento necessário ou verificar se está em boas condições.

 

  1. confusão entre os gastos pessoais e empresariais

Cada vez mais as empresas adotam os cartões bancários corporativos para que os funcionários possam custear suas despesas profissionais, economizando tempo das equipes administrativas e otimizando o controle e a gestão financeira. No entanto, fornecer aos gerentes e funcionários um instrumento de pagamento também apresenta seus riscos. A principal delas é a utilização do cartão da empresa para despesas pessoais. Porém, tanto para efeitos fiscais como para manter a saúde das contas de uma empresa e para poder crescer, é imprescindível gerir separadamente quais são as despesas pessoais dos trabalhadores e sócios, daquelas que correspondem às despesas e custos operacionais da empresa. Ainda que sejam despesas efetuadas pelos próprios sócios durante o horário de expediente, se não se tratar de atividade comercial, não poderiam ser debitadas no cartão da empresa.

O erro acontece quando as despesas pessoais e comerciais não são diferenciadas:

  • O dinheiro recebido de um cliente é usado para cobrir despesas pessoais;
  • A mesma conta bancária é usada para manter fundos pessoais e comerciais;
  • As transferências de dinheiro são feitas entre contas pessoais e empresariais, sem a manutenção de um registro;
  • Um cartão de crédito é usado para despesas comerciais. Também ao usar o cartão de crédito empresarial para necessidades pessoais;
  • Os fundos da empresa são usados ​​para comprar bens pessoais.

 

  1. inexperiência no ramo e desconhecimento do mercado

A falta de experiência no ramo e o desconhecimento do seu mercado e o motivo de muitas empresas fracassarem. A pesquisa de mercado é o processo de análise para determinar a possibilidade de comercialização de um produto e como obter sucesso com ele. Dito de outra forma, é o conjunto de atividades necessárias para obter as informações exigidas sobre o mercado que foram indicadas anteriormente. No nível mais elementar, essa pesquisa pode envolver simplesmente conversar com pessoas na mesma cidade para determinar o que querem comprar e quanto podem pagar para comprá-lo. No nível mais sofisticado, grandes empresas ou organizações podem conduzir entrevistas pessoais ou por telefone com milhares de compradores em potencial. No entanto, ambas as atividades têm o mesmo propósito: garantir que um produto possa ser vendido e que isso possa ser alcançado com lucro.

 

  1. desalinhamento de expectativas entre os sócios

Fazer um contrato para evitar o desalinhamento de expectativas entre os sócios de uma empresa é altamente recomendado segundo a experiência de empresários e especialistas, pois desta forma os sócios garantem que as outras partes não podem tomar uma decisão importante sem o consentimento de ambos. Como, por exemplo, que ele venda suas ações a uma terceira pessoa sem o consentimento dos sócios ou que tome uma decisão importante sozinho etc.

 

  1. equipe despreparada, inadequada ou mal treinada

Ser eficiente é uma meta de toda empresa. Isso não acontece sem um planejamento adequado. A eficiência é alcançada analisando processos e decidindo quais etapas são desnecessárias ou redundantes. Quando os processos não são estabelecidos, cada indivíduo fará as coisas da maneira que melhor entenderem. Um ambiente de trabalho onde os funcionários não têm treinamento adequado a empresa não produzirá os resultados desejados. Deve ser adotado um manual de conduta ao qual todos os funcionários estejam cientes, e uma pessoa responsável por fazer cumprir as regras impostas. Caso contrário, cria-se um ambiente de incerteza e caos que afeta adversamente o desempenho de seus funcionários e, consequentemente, o de sua empresa. Quando não planejado, é comum ver esse cenário em emergências.

 

  1. aversão ou resistência às mudanças

A resistência é um fator comum na maioria dos processos de mudança organizacional. Isso pode ser causado pela incerteza sobre os efeitos da mudança, pela rejeição da intervenção da autoridade ou pela intransigência para com a inovação. Na maioria dos casos, as pessoas demonstram preocupação em saber como o processo de mudança afetará sua situação econômica ou de emprego. A má comunicação pode comprometer o sucesso do processo, fazendo com que a preocupação se espalhe e se materialize na forma de reclamações, falta de compromisso e, em casos extremos, atos de sabotagem no esforço de frear a mudança. Por isso, é importante aprender a enfrentar essa resistência desde o início, mostrando compreensão com os grupos afetados.

 

  1. ignorar a necessidade de divulgar sua marca

Ignorar a divulgação da sua marca é dar um “tiro no seu próprio pé”. Um plano de marketing é caracterizado por medir tudo o que acontece dentro e ao redor da empresa para criar uma melhor experiência do cliente, melhorando produtos e / ou serviços e otimizando as formas pelas quais a empresa se conecta com seus clientes ou potenciais clientes.

Para isso, é fundamental partir de uma investigação profunda, para que as estratégias que a empresa desenvolve sejam corretamente direcionadas e planejadas. O objetivo de um plano de marketing não é apenas desenvolver um roteiro para toda a empresa, mas desenvolver uma justificativa para as ações a serem tomadas e explicar como atingir os objetivos traçados. Conhecer nossa participação de mercado e obter uma visão mais abrangente do setor. Faz com que você conheça melhor seus concorrentes e, acima de tudo, os pontos fracos da sua “persona.”

 

  1. produto inadequado quanto à qualidade, ao preço ou ao tempo

Divulgar a sua marca e ter um plano de marketing é essencial para garantir uma comunicação bem-sucedida. Neste ponto, você deve descrever todos os detalhes do seu produto ou serviço, exemplo:

  • Cores;
  • Qualidade;
  • Tamanhos;
  • Rótulos;
  • Marcas;
  • Sabores;
  • Peso;
  • e todas as outras especificações.

Da mesma forma, você deve considerar quais estratégias de vendas serão utilizadas para seus produtos e como planejar e estruturar essas ações para que as informações cheguem aos clientes.

Para criar um bom plano de marketing, responda às seguintes perguntas:

  • O preço do produto é adequado?
  • Como descrever o produto?
  • Como seu produto ajuda os clientes?
  • Como você se destaca da concorrência?
  • Quais são seus diferenciais competitivos?
  • Como seu cliente se comporta na hora da compra?
  • Como será a distribuição?
  • Como o cliente saberá que sua empresa existe?
  • Como você vai identificar o seu produto?
  • As vendas serão feitas em lojas físicas ou e-commerce?
  • Haverá serviço de entrega?

Ao responder a todas essas perguntas, você será capaz de identificar as melhores estratégias de marketing, argumentos de venda e outros detalhes importantes para comercializar seus produtos.

 

  1. falta de assessoria profissional e escolha errada do regime tributário

Se você tem uma empresa, o mais provável é que esteja ocupado fazendo suas tarefas diárias e executando o projeto que tem em mãos. Se assim for, e para evitar que as obrigações contábeis, fiscais e trabalhistas da atividade se tornem um problema, é aconselhável contar com uma consultoria que acompanhe desde o início do seu projeto e zele por ele. O regime tributário é um fator importante na abertura da empresa, e ter um conselho de um profissional contábil é a melhor solução para evitar problemas fiscais e financeiros.

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